Sábado, 21 de Abril de 2007

O AMBIENTE E O TERRITÓRIO NA REGIÃO DE LEIRIA

 

            Terminou hoje o 4º Congresso "Região de Leiria: Inovação e Oportunidades", promovido pela ADLEI - Associação de Desenvolvimento de Leiria.

            Das muitas comunicações efectuadas e saliente-se com interesse, destacamos o Resumo da Comunicação, proferida hoje, pelo Presidente da Oikos, Dr. Nuno Carvalho, subordinada ao tema: O ambiente e o território na Região de Leiria: disfunções e potencialidades.

 

           " A Região de Leiria possui um património natural de grande qualidade ambiental, marcado pelo mar e pela serra... sendo que, entre estas duas fabulosas unidades de paisagem se encontra um interior de grande diversidade ambiental, cultural e paisagística.

           Contudo, décadas de políticas erradas em termos do ordenamento do território, praticadas em geral por todos os municípios da região, têm vindo a desvastar e a comprometer de modo irreversível este vasto "capital" (património) natural. De facto, o desordenamento do território na Região de Leiria, constitui-se como um dos mais sérios problemas ao seu desenvolvimento futuro.

          Nesta comunicação destacam-se dois aspectos: por um lado, a construção excessiva, e em áreas de risco e de grande sensibilidade ambiental, como encostas, leitos de cheia, dunas e arribas, destruindo-se o património ambiental e paisagístico e potenciando-se um vasto conjunto de riscos, e por outro, o desordenamento florestal, marcado sobretudo pela monocultura do eucalipto que está inexoravelmente a tomar conta do território com as graves consequências daí decorrentes, como a erosão dos solos, a destruição dos recursos hídricos, a perda da biodiversidade, a destruição da paisagem e a potenciação dos riscos de incêndio e de inundação, entre outros.

         Nas sociedades modernas o capital natural constitui-se como uma das mais importantes âncoras do desenvolvimento. Lamenta-se por isso que, na Região de Leiria, um recurso colectivo tão importante, em termos económicos, sociais, culturais e ambientais, como é o capital natural, esteja a ser desvastado em prol do interesse apenas de alguns, comprometendo sériamente o futuro de todos. Só uma postura política que aposte de uma forma decisiva na complementaridade entre ambiente e desenvolvimento, no presente, poderá minimizar os erros do passado e salvaguardar o futuro."

 

 

publicado por energiaebjosesaraiva às 23:52
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Maria Goreti a 22 de Abril de 2007 às 00:46
Subscrevo inteiramente o discurso proferido pelo Sr. Presidente da Oikos e felicito-o por relembrar às Entidades responsáveis o dever de fazer cumprir a Lei, já existente, no que se refere à defesa do Patrmónio Ambiental (Construção em Áreas Protegidas e Desordenamento florestal).
Acrescento ainda que a Inovação e Oportunidades só existirá se houver responsabilidade política e social na tomada de decisões que promovam um efectivo Desenvolvimento Sustentável.


Comentar post

.Contactos:

.pesquisar

 

.Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

13

17
18
21
22
23

24
25
26
27
29
30


.posts recentes

. Mudança de ambientes

. Energia ... sempre

. Concurso de Desenho

. É URGENTE!

. Ande mais a pé, de bicicl...

. O PROJECTO É PARA TODOS.....

. VISITA DE ESTUDO À VALORL...

. Defenda as florestas e os...

. AQUECIMENTO GLOBAL_NOTÍCI...

. REFLEXÃO... de uma profes...

. DIA ABERTO NA EB JOSE SAR...

. Coloque as embalagens no ...

. O PROJECTO NA FEIRA DA B...

. PALESTRA SOBRE ENERGIAS R...

. Dia Mundial do Ambiente

.Arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

.Tags

. alterações climáticas(4)

. aquecimento global(2)

. biodiversidade(1)

. compostagem(3)

. comunicação social(3)

. concurso(1)

. concurso de fotografia(1)

. desenvolvimento sustentavel(3)

. dia comemorativo(7)

. divulgação(17)

. eficiência energética(10)

. energias renovaveis(13)

. evolução(1)

. poema(11)

. protecção do ambiente(6)

. reciclagem(11)

. sabia que...(15)

. sensibilização(24)

. tília(1)

. todas as tags

.links

.lâmpada economica

.Visitas

blogs SAPO

.subscrever feeds