Segunda-feira, 26 de Março de 2007

DIARIO DE LEIRIA-NOTÍCIA

 

        Conforme tínhamos dado conhecimento, o Diário de Leiria acompanhou as actividades comemorativas na EB José Saraiva relativas aos dias Mundial da Floresta/ Dia da Árvore, Dia Mundial da Água e Dia Mundial da Meteorologia.

       Assim permitimo-nos reproduzir aqui parte da notícia, saída, hoje, dia 26 de Março, no referido Diário:

 

                 "Pequenos ‘cientistas’ da José Saraiva ajudam

                             a preservar o ambiente

      Ainda são pequenos, mas falam de ciência e da necessidade de preservar o ambiente como gente grande. Sob o pretexto de que “aqui a energia mexe”, os alunos da Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos José Saraiva, em Leiria, não deixaram passar em branco os dias da Árvore, da Água e da Meteorologia, no âmbito do projecto 'Ambiente para todos, vamos usar bem a energia'.

       Na quarta-feira, Dia Mundial da Floresta e Dia da Árvore, plantaram uma tília, fizeram uma sementeira de flores e construíram uma estufa.
       Na quinta-feira, Dia da Água, construíram uma ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) doméstica, e fizeram um concurso para apurar 'a melhor frase para a poupança da água'.
       Na sexta-feira, último dia de aulas antes das férias da Páscoa, e dedicado à meteorologia, construíram um cata-vento, e fizeram uma largada de balões que continham sementes de pinheiro, na esperança que algum venha a germinar.
      Durante uma semana, os alunos da EB 2/3 José Saraiva foram os principais 'protagonistas' de uma iniciativa a que chamaram 'Semana do Ambiente', que teve como objectivo "sensibilizar a comunidade escolar e local para a necessidade de usar eficientemente a energia e, mais do que isso, diminuir as emissões de dióxido de carbono, resultantes da combustão de materiais de origem  fóssil", como explicou ao Diário de Leiria a professora Goreti Custódio, uma das dinamizadoras do projecto.
      De acordo com aquela responsável, durante os dias em que decorreram as diversas iniciativas, que também incluíram o visionamento de documentários como 'A Marcha dos Pinguins',  'Uma Verdade Inconveniente', e de um ‘powerpoint’ sobre o livro 'Valéria e a Vida', pretendeu-se "fazer um apelo ao recurso às energias alternativas e à preservação das energias naturais".
       A chamada 'Semana do Ambiente' teve uma grande adesão de alunos e professores, e contou ainda com o apoio dos funcionários, da Junta de Freguesia de Leiria – que patrocinou a estufa que foi construída no Dia da Floresta e cuja manutenção ficará a cargo da turma do 8º G – e ainda da Valorlis, que ofereceu um compostor, que permitirá avançar com o projecto de compostagem.

"Por este andar o mundo vai acabar"

        Orgulhosas do cata-vento que construíram, no decorrer do worshop realizado na sexta-feira, intitulado 'Aprendiz de Metereologista', a Sara, de 12 anos, e a Inês, a Cristiana, a Joana e a Carolina, de 11 anos, não têm dúvidas em afirmar que este tipo de iniciativas "é muito importante para sensibilizar as pessoas contra a poluição e para estimular os alunos" a preservar o ambiente que "tem sido muito maltratado". "Por este andar, e com tanta poluição, o mundo vai acabar", vaticina Cristiana, preocupada.
       O grupo responsável pela construção do aparelho, em que foi usado um garrafão de plástico cortado ao meio, areia, cartão, tinta de spray e pedaços de madeira, garante que funciona mesmo, já que, assim que ficou pronto, uma tarefa que não foi fácil "porque a tinta demorou muito tempo a secar", foi levado para fora da sala de aula e indicou logo a direcção do vento. "
   
                                                                                         (Marilene Pinheiro)

      
    
      Gostaríamos de salientar que a realização das actividades realizadas ao longo desta semana tiveram o apoio indispensavel do Conselho Executivo da EB José Saraiva.
publicado por energiaebjosesaraiva às 23:48
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Mª das Dores a 28 de Março de 2007 às 14:28
É importante que a comunicação social divulgue as actividades das escolas.
A maior parte dos projectos promovidos não têm qualquer eco junto da comunidade envolvente e a "Escola" pouco passa para fora das suas paredes. Os alunos e encarregados de educação ficam sensibilizados por verificarem que as actividades em que se envolvem têm importância social capaz de deslocar uma equipa de um jornal para fazer a sua cobertura.
Oxalá este projecto abra as portas a uma nova forma de divulgar o muito que alunos e professores produzem.

Quem sabe se uma parceria com o "Diário de Leiria" e /ou outros jornais locais seja um projecto a dinamizar na nossa Escola!



Comentar post

.Contactos:

.pesquisar

 

.Junho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

13

17
18
21
22
23

24
25
26
27
29
30


.posts recentes

. Mudança de ambientes

. Energia ... sempre

. Concurso de Desenho

. É URGENTE!

. Ande mais a pé, de bicicl...

. O PROJECTO É PARA TODOS.....

. VISITA DE ESTUDO À VALORL...

. Defenda as florestas e os...

. AQUECIMENTO GLOBAL_NOTÍCI...

. REFLEXÃO... de uma profes...

. DIA ABERTO NA EB JOSE SAR...

. Coloque as embalagens no ...

. O PROJECTO NA FEIRA DA B...

. PALESTRA SOBRE ENERGIAS R...

. Dia Mundial do Ambiente

.Arquivos

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

.Tags

. alterações climáticas(4)

. aquecimento global(2)

. biodiversidade(1)

. compostagem(3)

. comunicação social(3)

. concurso(1)

. concurso de fotografia(1)

. desenvolvimento sustentavel(3)

. dia comemorativo(7)

. divulgação(17)

. eficiência energética(10)

. energias renovaveis(13)

. evolução(1)

. poema(11)

. protecção do ambiente(6)

. reciclagem(11)

. sabia que...(15)

. sensibilização(24)

. tília(1)

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds